segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mapa do roubo: site usa Google Maps para mostrar onde usuários sofreram assaltos

A matéria foi exibida pelo Portal Administradores.com.br.


"O Mapa do Roubo. É assim que está ganhando fama no mundo o site criado por moradores de Barcelona, na Espanha, para indicar locais onde sofreram assaltos. O Robbery Maps, que nasceu de um grupo do Facebook chamado "I Know someone who got robbed in Barcelona" ("Eu conheço alguém que já foi assaltado em Barcelona"), seria, inicialmente, apenas uma base de dados para resguardar as informações disponibilizadas na rede social. No entanto, por utilizar o Google Maps, serviço mundial de mapas, o site está ganhando adeptos em outros países e, inclusive, permite marcações no Brasil. (será que a plataforma vai aguentar tantos dados?)
Para registrar o local onde sofreu um assalto, o usuário precisa apenas acessar o site, escolher a cidade, localizar no mapa a rua onde ocorreu o crime e fazer a marcação. Em seguida, o internauta clica no ícone que é gerado e coloca os dados requisitados em uma caixa de diálogo que aparece.


No blog do site, os organizadores dizem que, embora as marcações estejam ainda restritas a Barcelona, já há registros de assaltos na China, na Venezuela e da República Checa. Segundo eles, a expansão se deu graças à repercussão obtida pelo grupo do Facebook, que ganhou eco na imprensa espanhola. 

 



Achei a idéia bem interessante. Você pode inclusive selecionar no "menu do crime", que tipo você está procurando: "roubo de som, assalto com arma branca, assalto num feriado, assalto a ônibus, etc."

Seria cômico, se não fosse trágico... veja lá onde chegamos.